top of page
space-911785_960_720.jpg
Alexandre Braga

O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien) Resenha #11



Hoje vamos conversar sobre o livro que não é um livro, mas uma experiência: a incrível obra-prima de Tolklen.

Deu trabalho. O livro é enorme. Mas você mal percebe a sua extensão, pois ele é muito divertido!

As forças de Sauron estão de volta e ele visa, a todo custo, recuperar o Um Anel, onde ainda reside grande parte de seu poder, bem como toda a sua maldade e vontade de controlar a todos.

Os povos livres da Terra Média mais uma vez lutam contra a sua escravidão, travando batalhas contra os exércitos do Senhor Sombrio, entre alianças e intrigas, esperança e desesperança, amor e amizade, ódio e vingança.

Enquanto isso, cabe ao Portador do Anel, Frodo, o objetivo maior: destruir o Um Anel sob o fogo da Montanha da Perdição, o único lugar para tal possibilidade, onde o próprio foi forjado.

Esse acabou se tornando meu livro de ficção favorito da vida. Estou até com planos de relê-lo uma vez por ano, sempre!

Algumas pessoas reclamam de sua extensão, bem como das descrições pesadas. De fato, se você não tem paciência para descrições, é melhor assistir aos filmes ou ir ler algum outro livro. Mas nem preciso dizer que nenhum desses aspectos me incomodou. Pelo contrário. Tornou a ambientação mais rica e verossímil, e o ritmo da narrativo, denso, se aproximou o máximo possível da vida, que é lenta por definição.

As descrições de viagem foram as minhas preferidas. Impressionante como Tolkien consegue descrever tantas viagens e continuar nos surpreendendo a cada página!

Eu poderia ficar falando horas e horas sobre esse livro, mas vou ficando por aqui.

Recomendo demais essa leitura!


Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page